Compromisso para um Consumo Ecológico
Em janeiro passado, a Comissão Europeia lançou a fase piloto da iniciativa Compromisso para um Consumo Ecológico, que visa fomentar uma produção e consumo sustentáveis das empresas do setor não alimentar.
As organizações registadas no EMAS já cumprem a maioria dos requisitos de adesão da iniciativa em apreço, pelo que facilmente poderão aderir à mesma.
Para aderirem, as empresas devem realizar ações concretas em pelo menos três dos cinco compromissos principais e demonstrar o seu progresso, publicando os dados, por forma a respeitar o princípio da transparência.
Os principais compromissos são:
1. Calcular a pegada de carbono da empresa, usando o método da Pegada Ambiental das Organizações ou o EMAS, e implementar medidas apropriadas para a redução da referida pegada, em conformidade/em linha com os objetivos do Acordo de Paris.
2. Calcular a pegada de carbono dos principais produtos da empresa, usando o método da Pegada Ambiental dos Produtos e, implementar medidas para redução da referida pegada, divulgando os progressos junto do público.
3. Aumentar a venda de produtos ou serviços sustentáveis dentro das vendas totais da empresa ou da parte comercial escolhida.
4. Comprometer-se a promover os produtos e serviços sustentáveis da sua empresa.
5. Garantir que a informação referente à pegada de carbono da empresa e dos seus produtos sejam de fácil acesso, precisas, claras e atualizadas regularmente.
A fase piloto do Compromisso para um Consumo Ecológico estará finalizada em janeiro de 2022. Antes das próximas etapas do projeto avançarem será feita uma avaliação do projeto, consultando para o efeito as empresas participantes, organizações de consumidores relevantes e outras partes interessadas.
Assim e, caso queira participar nesta iniciativa deverá contactar a Comissão Europeia até ao final de março de 2021.
Poderá consultar mais informação através do link: https://ec.europa.eu/info/policies/consumers/consumer-protection/green-consumption-pledge-initiative_en