EMAS
LIFE

#EULife21

O período de apresentação de propostas no âmbito do novo Programa LIFE 2021-2027 está aberto.

O período de apresentação de propostas no âmbito do novo Programa LIFE 2021-2027 está aberto.

O Programa LIFE inclui quatro subprogramas: Natureza e Biodiversidade, Economia Circular e Qualidade de Vida, Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas e Transição para Energias Limpas.

O Programa LIFE é um instrumento financeiro comunitário que foi criado com o objetivo específico de contribuir para a execução, a atualização e o desenvolvimento das Políticas e Estratégias Europeias na área do Ambiente, através do cofinanciamento de projetos com valor acrescentado europeu.

O seu subprograma Economia Circular e Qualidade de Vida visa facilitar a transição para uma economia sustentável, circular, eficiente em termos de recursos e resiliente em termos de clima e na proteção, restauração e melhoria da qualidade do ambiente, quer através de intervenções diretas, quer apoiando a integração desses objetivos em outras políticas. Assim, o LIFE cofinancia projetos na área da economia circular, incluindo a recuperação de recursos provenientes de resíduos, água, ar, ruído, solo e gestão de produtos químicos, bem como a governação ambiental.

O Programa prevê, entre outras, subvenções de ação para projetos de implementação de soluções inovadoras e de boas práticas nas áreas temáticas alvo, através dos chamados Projetos de Ação Normalizados (SAP, sigla em inglês). O prazo para apresentação de propostas de SAP é 30 de novembro de 2021.

Para mais informações relativamente aos subprogramas e processo de aplicação visite: LIFE - Calls for proposals e European Commission’s funding & tender opportunities.

Poderá também consultar: https://life.apambiente.pt/

Para qualquer questão adicional relacionada pode ainda contactar a APA, ponto de contacto nacional para o LIFE, através do seguinte endereço de email: life@apambiente.pt