Oceanário de Lisboa, S.A.

Inaugurado em 1998 no âmbito da última exposição mundial do séc. XX, cujo tema foi "Os oceanos, um património para o futuro", o Oceanário eternizou a ligação de Lisboa com o oceano. O Oceanário de Lisboa é um aquário público de referência em Lisboa, em Portugal e internacionalmente. O equipamento recebe anualmente mais de um milhão de pessoas, que percorrem as suas exposições, tornando-o no equipamento cultural mais visitado de Portugal.

O Oceanário desenvolve ainda atividades educativas que dão a conhecer os oceanos, os seus habitantes, a sua missão e que abordam os desafios ambientais da atualidade. O seu programa de educação para escolas tem mais de 25 atividades para alunos do pré-escolar ao secundário e, ainda, uma oferta especialmente dedicada a crianças e famílias.

O Oceanário assume ainda um importante papel na conservação do oceano colaborando e apoiando várias instituições em projetos de investigação científica, de conservação da biodiversidade marinha e que promovam o desenvolvimento sustentável dos oceanos.

O Oceanário têm o seu Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente, certificado segundo os standards internacionais ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Ambiente) e EMAS (Eco-Management and Audit Scheme). Foi o primeiro aquário público da Europa a obter estas certificações e, em 2005, foi galardoado com o prémio EMAS Award 2005.

Âmbito de registo: 
Conceção e manutenção de exposições e atividades recreativas, educativas e comerciais associadas.
Nº de registo EMAS: 
PT-000029
Estado: 
Registado

Informações de registo:

Data de registo: 
25 maio 2005
Certificado de registo: 

Informações da atividade da organização:

NACE: 
91.04 -  Actividades dos jardins botânicos e zoológicos e das reservas naturais
Documentos: 
Declaração Ambiental:  PDF