EMAS

Pode o EMAS trazer simultaneamente benefícios ambientais e competitivos?

Benefícios ambientais e competitivos do EMAS

As organizações que implementam um sistema de gestão ambiental (SGA), segundo o Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS), melhoram o seu desempenho ambiental. De acordo com as conclusões de estudos promovidos pela Comissão Europeia, se um sistema de gestão ambiental for totalmente integrado na organização, esta beneficiará também de um maior desempenho competitivo.

Os sistemas de gestão ambiental são instrumentos voluntários concebidos para ajudar as organizações a terem uma boa gestão ambiental. Os dois SGA mais usados são a ISO 14001 e o EMAS. 

Ainda que voluntário, o EMAS tem estatuto legal nos Estados Membros e vai mais além do que a ISO 14001, exigindo que uma organização melhore continuamente o seu desempenho ambiental, efectue uma auditoria para demonstrar o cumprimento legal, forneça ao público informação e assegure o envolvimento activo dos trabalhadores.

Contudo, tem sido amplamente discutido até que ponto um SGA pode trazer às organizações melhorias ambientais e competitivas. Utilizando a informação recolhida pelo Projecto EVER (um dos estudos promovidos pela Comissão Europeia com o objectivo de avaliar conjuntamente os benefícios e constrangimentos do EMAS e do REUE), foi analisado se um SGA, em particular o EMAS, é capaz de melhorar o desempenho competitivo de uma organização como resultado da melhoria do desempenho ambiental.

Este estudo revela que há quanto mais tempo uma organização tiver implementado um SGA, maior será o nível do seu desempenho ambiental, que foi conseguido principalmente pela melhoria contínua do desempenho ambiental e aprendizagem pela experiência. No entanto, esta capacidade de melhoria pode declinar ao longo do tempo, devido, por exemplo, ao aumento de custos e às dificuldades em identificar novas oportunidades de melhoria em cada ano.

Em contraste, outros estudos concluem que não é o facto de uma organização ter um SGA implementado há mais tempo que melhora a competitividade. É o grau de implementação dos sistemas de gestão ambiental na organização que permite resultados de negócio. Organizações com SGA há menos tempo podem obter benefícios competitivos, desde que aqueles sistemas sejam bem implementados e geridos.

Existe, sem dúvida, uma forte ligação entre a implementação de um SGA e a capacidade de planear e atingir com sucesso as metas ambientais, que deverão ser cada vez mais ambiciosas. Se uma organização pode integrar plenamente um SGA e incluir critérios ambientais nos planos e actividades operacionais do dia-a-dia, conseguirá um melhor desempenho ambiental.

Numa altura de crise, como a que as organizações enfrentam actualmente, as capacidades inovadoras, tais como novas tecnologias e soluções organizacionais, que melhoram o desempenho ambiental, podem resultar numa vantagem competitiva. Uma organização que investe na procura de medidas ambientais inovadoras aumenta a sua capacidade de corresponder às exigências de um mercado cada vez mais competitivo e garantir assim a sua sobrevivência.