25 anos de EMAS
Há 25 anos, a União Europeia estabeleceu um instrumento voluntário de gestão ambiental, designado por EMAS (Mecanismo Europeu de Eco-gestão e Auditoria). O objetivo era fornecer às empresas e outras organizações uma ferramenta para melhorar continuamente o seu desempenho ambiental e comunicar com as partes interessadas, através de um modelo de transparência.
No 25º aniversário, muitas organizações registadas no EMAS em toda a Europa, celebraram esta ocasião e partilharam as suas histórias de sucesso do EMAS no Twitter e no Facebook #ecoflagship #EMAS.
Representantes de autoridades nacionais, de empresas, membros da comunidade científica e representantes da sociedade civil discutiram em quatro painéis estratégias e ideias práticas sobre como as empresas podem abraçar questões de sustentabilidade, como a mitigação climática e a proteção dos direitos humanos, em toda a sua cadeia de valor. Todos os oradores concordaram que as práticas de negócios sustentáveis são necessárias para alcançar o Pacto Ecológico Europeu e enfrentar a crise económica induzida pela pandemia COVID-19.
A validação de práticas empresariais sustentáveis deverá basear-se numa linguagem única a nível europeu, e o EMAS poderá ser o ator principal no que se refere à área ambiental.
Para concluir o evento, o Diretor de Economia Circular e Crescimento Verde da Comissão Europeia, Kęstutis Sadauskas, enfatizou que o número de registos EMAS precisa aumentar para ter um maior impacto na proteção do clima. De acordo com o Sr. Sadauskas, isso é válido em particular para empresas nos setores de energia, agricultura e indústria, uma vez que são responsáveis pela maior parte das emissões de GEE na União Europeia.
Caso pretenda visualizar as apresentações do Evento em apreço convidamo-lo a visitar a página seguinte:
https://ec.europa.eu/environment/emas/index_en.htm