27.ª edição do Prémio Defesa Nacional e Ambiente
O Prémio de Defesa Nacional e Ambiente (Despacho n.º 1542/2020) destina-se a galardoar a unidade, estabelecimento ou órgão das Forças Armadas que, de acordo com os princípios da defesa nacional, melhor contributo preste para a qualidade do ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, tendo como objetivo incentivar as boas práticas ambientais na Defesa Nacional.
A Agência Portuguesa do Ambiente integra o painel de júri deste Prémio Defesa Nacional e Ambiente.
Durante o ano de 2020, teve lugar a 27.ª edição do Prémio Defesa Nacional e Ambiente, na qual foram apresentadas cinco candidaturas dos diferentes ramos das Forças Armadas.
Após deliberação, o júri atribuiu o 27º Prémio Defesa Nacional e Ambiente à Força Aérea, pela candidatura da Base Aérea n.º 5 – “A Base para a Neutralidade Carbónica” (Despacho n.º 2391/2021). O projeto apresentado tem particular enfoque na relevância das energias renováveis e na eficiência energética, aliadas às ações mitigadoras de gases de efeito de estufa, constituindo-se como um contributo exemplar para a integração das preocupações ambientais na atividade militar.
A Base Aérea n.º 5 – Monte Real, é um organização registada no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria – EMAS desde 2016, considerando-se a obtenção deste galardão ambiental um elemento de distinção perante candidaturas semelhantes.
Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa à candidatura apresentada pelo Estabelecimento Prisional Militar do Exército — “Uma Unidade pequena, gestos simples, grandes resultados” (Despacho n.º 2390/2021), considerando o trabalho, o esforço desenvolvido e a iniciativa demonstrada por uma pequena unidade militar, sendo um exemplo para outras unidades de semelhante dimensão.